Razão áurea

A razão áurea é uma proporção entre elementos de uma forma, cuja largura pela altura equivalem ou se aproximam ao número áureo φ = 1,618.

retangulo_aureo

A razão é encontrada na  natureza, na arte e na arquitetura. Pinhas, conchas e o próprio corpo humano apresentam proporções áureas. Piet Mondrian e Leonardo da Vinci viviam incorporando a razão em seus trabalhos. Stradivari usava a razão áurea na construção de seus violinos, tanto para definir suas curvas, quanto para suas proporções gerais.

Hoje em dia vemos muito a proporção na arquitetura e no design. Cartões de crédito, iPod, até mesmo as asas de um 747 seguem o princípio. Na escola de design de Ulm, alunos aprendiam e eram encorajados a usar a sequência de Fibonacci e a razão áurea em projetos de design.

ipod_aureo

violino_aureovaso_aureo

Mas se eu for exemplificar tudo onde a proporção é presente, nunca vou terminar esse post. Uma boa referência sobre as aplicações da razão áurea na natureza, arte e arquitetura, é o livro O Poder dos Limites, do arquiteto György Doczi. O livro é o trabalho da vida de Doczi, onde ele analisa detalhadamente proporções de flores, animais, edifícios, esculturas e as compara à proporção áurea.

Uma dica de Danilo Risada é a animação da Disney “Donald no Mundo da Matemágica”. O filme mostra Pato Donald descobrindo as aplicações da razão áurea e da matemática na música, natureza e até no bilhar. Uma aula que todos devíamos ter tido no colégio, pra entender como a matemática é a linguagem do universo. E quem melhor para dá-la do que Walt Disney ?



15 comentários para “Razão áurea”

    • João Faraco

      Isso aí ! Mas na verdade tanto faz .. Se a largura for 1, a altura vai ser 0,618 .. Se a largura for 1,618, a altura vai ser 1. É tudo proporcional =D

      Mas quanto ao ?, foi falta de atenção minha .. Realmente é aproximadamente 1,618 .. Valeu !

      Responder
  1. Danilo Risada

    Walt Disney era “O CARA”. O primeiro “Fantasia” é outro desenho que tem uma carga muito forte de ciência. Em Fantasia os sons ganham representações gráficas, baseados em estudos feitos por eles, muito bom, melhor ainda assistir depois de grande, os detalhes veem a tona. :P

    Responder
  2. dufa

    Proporção aurea eh algo realmente muito foda….e bem aplicada sem duvidas acrescenta muito a um projeto.

    Lembro até hoje do projeto de um cara la da faculdade …. que fez uma chaise de balanço…e a estrutura curva que dava o balanço era toda construida baseada nas proporções aureas…..e ficou fodasso.

    e realmente…Walt Disney era “O CARA”.

    Responder
  3. Adriana Chaves

    Aprendi a olhar a natureza, o design e a arquitetura de um modo diferente depois que aprendi a proproção áurea….

    ótimo post!!!

    Responder
  4. fillD!

    Oi, muito bom post, só pra acrescentar tbm vale a pena dar uma olhada nas proporções musicais ou harmonicas (relações entre as distâncias das notas musicais) e sim elas tbm são possíveis de serem aplicadas em design!

    Responder
  5. Anni Varanda

    Acho que essa é segunda vez que vejo algo sobre a Proporção áurea, acho muito muito interessante, vou me aprofundar mais nisso… E aprender um pouquinho mais com Donald é muito “matemágico”… Valew João!

    Responder
  6. camila_dias

    Muito bom mesmo. Eu tenho um livro bom falando da proporção áurea, muito bom.
    depois eu vejo em casa pra postar.

    Responder
  7. Humberto Farias

    Puxa Kra! Fiquei emocionado!!!!!
    Pq os professores não ensinaram dessa forma…¬¬” muito divertido e gostoso!!!
    Valeu João! Post super bacana e enriquecedor :)

    Responder

Deixe um comentário construtivo

XHTML: Você pode usar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>