Terry Gilliam e o Holy Flying Circus

 

Holy Flying Circus é um Docu-drama inspirado na vida dos membros do Monty Python, mais especificamente, no episódio de lançamento do filme “A Vida de Brian”.

O filme foi rejeitado em vários países, considerado ofensivo, e isso causou uma verdadeira batalha dos Pythons pelo direito de expressão. Foi um momento em que a liberdade de expressão foi confrontado com as crenças religiosas, um debate que ainda hoje é super atual…

Mas porque contei essa história toda ? Para falar das ARTES do filme !

Terry Gilliam, hoje em dia um reconhecido cineasta, foi um dos fundadores dos Pythons e responsável direto pela criação da estética única que vemos no trabalho do grupo. Para quem não conhece segue uma degustação aí embaixo.

A equipe do documentário decidiu que deveriam seguir essa estética tão característica do grupo em todo o filme, e contrataram Jim Le Fevre para fazer a sequência de abertura.

O trabalho é fantástico ! Feita “a moda antiga”, ou seja, com um mínimo de CGI (para manter a coerência com todo o trabalho de Gilliam, que era super artesanal), a sequência título é totalmente Monty Phyton. É um daqueles trabalhos onde o baixo orçamento (junto com a paixão pela estética) estimulou a criatividade ao máximo.

Le Fevre contruiu um Phonotrope, uma técnica envolvendo um toca-discos girando a uma velocidade fixa (45 rotações por minuto) e uma câmera filmando a uma velocidade fixa (25 frames por segundo) e uma seqüência de imagens dispostas ao redor da circunferência que, quando filmado, criaria a ilusão de animação.

Abaixo o making of e em seguida a abertura.

Making of the “Holy Flying Circus” Title Sequence – A Rather Large Phonotrope from jim le fevre on Vimeo.

 

Dica: Toni Cid

Tags:

Sobre Maria Cláudia Gentil:

Maria Cláudia é videografista por natureza. Repleta de novas referências, ela está afim mostrar e discutir qualquer assunto relativo ao Design. Maria já passou por diversas produtoras de vídeo do Rio de Janeiro, e atualmente trabalha na Rede Globo.

Outros posts de Maria Cláudia Gentil:

    Nenhum post encontrado

Deixe um comentário construtivo

XHTML: Você pode usar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>